Série A Seleção – Kiera Cass

seleEssa vai ser uma resenha especial. Vou resenhar não um, não dois, mas sim três livros de uma vez só. 

Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.

selecaoPara America Singer, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

a-eliteA Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.

a_escikha_capaAgora chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer.

A primeira coisa que me chamou atenção na série foram as capas, que, vamos combinar, são maravilhosas. A Seleção começou interessante, mas ao final a série foi um tanto decepcionante. Kiera Cass criou uma história com um cenário bem incrível, mas se perdeu com foco excessivo no romance.

O que faltou para mim foi uma melhor explicação da parte “distópica” do livro. Os atentados e os rebeldes tiveram, sei lá, só um quarto de atenção em cada livro. No ultimo, em especial, onde a autora poderia ter explorado mais a história deles ela apenas colocou um final claramente corrido, com uma “solução” bem rasa para toda uma revolta. Acabei A Escolha e fiquei pensando “Tá, é só isso??”

Então os livros são ruins? Não, não são. A narrativa é ótima, te prende de um jeito que quando você se dá conta já acabou o livro. O problema foi o desenvolvimento da história. Se você gosta de romance e quer ler uma livro leve, sem muitas pretensões, essa série é uma ótima opção. Se joga de cabeça que provavelmente vai agradar bastante. Em algumas partes America pode parecer até um pouco irritante, com toda aquela indecisão de triângulo amoroso, mas o romance é fofo e te faz torcer pelos personagens.

“- Na verdade, estou aqui por engano.
– Engano?
– É, mais ou menos. Bem, é uma longa história… Estou aqui. E não estou lutando. Meu plano é aproveitar a comida até você me chutar.”

“Desde pequeno sempre ouvi que os Seis “ nascem para servir” e “ não devem ser notados”.A vida inteira me ensinaram a ser invisível.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s