As Vantagens de ser Invisível – Stephen Chbosky

 Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe – a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.

As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.

As Vantagens de ser Invisível foi um livro que eu descobri pelo filme. Assim que saíram os cartazes e o trailer eu fiquei louca para assistir o filme, especialmente por causa da Emma Watson e do Logan Lerman. Como não sabia bem a história achei que era apenas mais um filme adolescente, mas eu me enganei. A história é clichê? Talvez um pouco, mas ela é contada de um modo maravilhoso. Assim que acabei o filme fui logo atrás de ler o livro e, como imaginava, amei.

“Eu me sinto infinito.”

Após perder o seu melhor amigo, que se matou, e o seu primeiro dia de aula no ensino médio chegando, Charlie começa a escrever cartas a um desconhecido, em busca de alguém que possa ouvi-lo e é assim que vamos conhecendo sua história. O Charlie conta a sua vida de um modo simples e ingênuo, teve horas que eu o achei um pouco ingênuo demais, e mesmo que em determinadas partes se tratasse de um assunto sério como aborto, homossexualidade e abuso, é tudo contado de uma forma suave que nos faz refletir um pouco. Eu só tenho a dizer que este é um livro cativante, você acaba entrando na história, como se fosse o destinatário daquelas cartas e vai se identificando com o Charlie, eu, pelo menos, me identifiquei em alguns momentos.

“Quando estava indo para casa, só conseguia pensar na palavra ‘especial’.(…) Foi muito bom ter ouvido isso novamente. Porque eu acho que todos nós nos esquecemos às vezes. E eu acho que todo mundo é especial à sua própria maneira. É o que eu penso.”

Quanto ao filme eu não tenho o que reclamar, a historia foi super fiel ao livro, uma vez que o próprio autor do livro que escreveu o roteiro e dirigiu. As atuações do Logan, da Emma e do Ezra  foram impecáveis.

Nota: 4,5/5

Anúncios

2 comentários sobre “As Vantagens de ser Invisível – Stephen Chbosky

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s