Antes que eu vá – Lauren Oliver

  Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. … Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as consequências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.

Antes que eu vá estava na minha wishlist a muito tempo. Sempre lia muitas resenhas positivas sobre ele e depois que li Delírio gostei muito da escrita da Lauren Oliver, o que me deu ainda mais vontade de ler esse livro. E posso dizer que ele não me decepcionou.

Algumas coisas se tornam lindas quando você realmente olha.

Sendo uma história na qual a personagem revive o mesmo dia sete vezes, Antes que eu vá pode parecer um livro bem cansativo, e no começo até mesmo um pouco fútil – pois a personagem e suas amigas são bem aqueles grupinhos de meninas fúteis –, mas já lhe garanto que ele melhora. Percebendo o que está acontecendo a cada dia Samantha toma uma nova atitude, seja tentando impedir que o acidente aconteça ou fazendo o que der na telha, ela vai vivendo situações diferentes e vemos ela amadurecendo com o passar do tempo. Sam começa a perceber coisas que antes preferia ignorar e assim acaba conhecendo realmente as pessoas, vendo o lado delas que não conhecia antes e vê que não se pode julgar alguém,  pois não se sabe o que se passa, ou passou, com ela.

Com uma história com um enredo que pode parecer simples a Lauren conseguiu abordar temas importantes como o bullying e como a vida pode ser efêmera. Algo que achei incrível foi como a autora mostrou que tudo pode estar ligado, que uma atitude que podemos achar sem importância pode trazer consequência aos outros. E a amizade também, mesmo não gostando muito das amigas dela (desculpa, mas elas eram meio bitchs), devo confessar que gostaria de ter uma amizade como a delas, apesar de tudo elas realmente se amavam. O romance, embora curto, foi algo bem fofo.

Assim que acabei de ler, fechei o livro e, com lágrimas nos olhos, fiquei sem saber o que fazer ou o que pensar. Esse é com certeza um livro que entrou na minha lista de favoritos. Ele consegue te emocionar e te fazer refletir sobre a sua própria vida e as decisões que você toma. Com certeza vale a pena ler.

[…]- Você algumas vez sente medo de dormir? Medo do que vem depois?
Ele me dá um sorriso triste, e juro que é como se ele soubesse.
– Às vezes tenho medo do que estou deixando para trás – ele diz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s